Código: | CS100002 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | AP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
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Corpo docente: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
Português
Ao final da UC os alunos deverão estar aptos a:
- Identificar e perceber a dimensão performativa em diferentes contextos: no palco e na vida quotidiana e social.
- Dominar os conceitos basilares das artes performativas e aplicá-los na análise da performance social.
- Compreender a performatividade humana nos contextos de intervenção social e profissional.
- Entender o papel dos media tradicionais e dos novos media enquanto 'palco' para a performatividade humana.
1. Artes performativas e performance social
Os estudos da performance
‘É’ performance vs. ‘como’ performance
Performance na 'vida real' vs. performance no palco
Os tipos de performance
As funções da performance
2. O mundo é um palco: a performance na vida quotidiana e social
O homem como única espécie dramática
A representação e o espetáculo como dimensões estruturantes da vida quotidiana e social
Figuras públicas e performance: a vida como espetáculo meticulosamente encenado.
Performance nos media tradicionais e nos novos media.
3. A performatividade humana
Atores e papéis sociais
Sujeito e representação
Performance e identidades
A arte de administrar impressões
A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.
A modo de avaliação inclui:
Teste de aferição de conhecimentos (40%).
Exercícios em sala de aula (20%).
Trabalho em grupo (40%).
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Burke, P. (1992). O Mundo como Teatro: Estudos de Antropologia Histórica. Lisboa: Difel.
Debord, G. (1972). A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Afrodite.
Goffman, E. (1993). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio D’Água.
Monteiro, P. F. (2010). Drama e Comunicação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Schechner, R. (2013). Performance Studies: An Introduction. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Schechner, R. (2003). Performance Theory. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Turner, V. (1987). The Anthropology of Performance. Nova Iorque: PAJ.
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